Dry needling ou agulhamento seco é uma técnica extremamente eficiente que se utiliza de agulhas de Acupuntura para desativar ou liberar pontos gatilhos miofasciais que geram dor e disfunção miofascial.

Esta é uma técnica fisioterapêutica que está se disseminando rapidamente pela sua eficácia e está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Os “ponto-gatilho” ou miofasciais são regiões no músculo mal irrigadas de sangue, formando nódulos enrijecidos, sendo palpáveis com as pontas dos dedos. Essa situação pode ser ocasionada por má postura, falta de atividade física ou por estresse físico ou emocional. Quando estimulamos uma fibra muscular onde se tem o ponto gatilho, o sangue volta a circular no local, desfazendo o nódulo de tensão, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura.

Há varias indicações do Dry Needling para problemas músculo-esqueléticos, como: lesões crônicas/agudas, dores de cabeça, pescoço, dores na coluna, tendinites, espasmos musculares, “dor ciática”, dor no quadril, joelho, tensões musculares, fibromialgia, cotovelo de Golfista , lesões por overuse, etc . Há poucos efeitos colaterais, e que variam para cada indivíduo, desde uma leve dor muscular à um hematoma na pele.